LUA - USGS MISSÃO CLEMENTINE

ANALISANDO IMAGENS DE SATÉLITES

Quem está acostumado a voar, sabe que acima de uma certa altitude, os detalhes em solo ficam embaralhados. Comparando as fotografias da Clementine com imagens de regiões conhecidas, é possível entender melhor as imagens da Lua.

* Para ampliar as imagens pressionando a tecla Ctrl  clique a tecla +

* Para diminuir as imagens pressionando a tecla Ctrl  clique a tecla -

Acima, foi escolhida aleatóriamente uma imagem focalizando uma região da superfície da Lua, no site do USGS. Apesar de ser uma mosaico de fotografias, ou seja a junção de várias imagens que foram capturadas pelo satélite, o campo de visão de cada uma das imagens chega a abranger uma área de apx. 200 km 2. Uma imagem de satélite da cidade de São Paulo, foi sobreposta na escala aproximada das fotos da Clementine. O resultado mostra que não seria possível enxergar as construções ou detalhes dessa imensa cidade, da altitude de 400 km, em que foram feitas as fotografias da Missão Clementine. Foi possível ainda, usando as marcações de latitude e longitude, calcular uma linha reta (em vermelho) correspondente a 400 km na superfície da Lua. Abaixo será possível ter uma noção do que isso representaria no planeta Terra.

A distância de 400 km  no mapa do litoral sul brasileiro, equivaleria a uma linha reta entre Iguápe e Angra dos Reis, ou seja uma grande porção do  litoral sul do Brasil.