LUA - USGS MISSÃO CLEMENTINE

CLEMENTINE

A espaçonave Clementine foi lançada no dia 25 de janeiro de 1994 às 16:34 (UT), da Base Aérea de Vandenberg. Depois de duas passagens na Terra; a inserção lunar foi alcançada em 21 de fevereiro.

A Clementine foi, na verdade, um satélite, ou uma sonda, enviada à Lua para fotografa-la de perto.

O mapeamento fotográfico lunar, aconteceu durante aproximadamente dois meses, em duas partes. A primeira parte consistiu em uma órbita elíptica polar de 5 horas com um periastro (ponto de aproximação maior da superfície) de cerca de 400 km, com 28 graus de latitude Sul.

Após um mês de mapeamento, a órbita foi rodada para um periastro de 29 graus de latitude Norte, onde permaneceu por mais um mês. Isto permitiu a obtenção de uma  imagem global, bem como uma cobertura altimétrica entre 60° Sul a 60° Norte.

Depois de deixar a órbita lunar, uma avaria em um dos computadores de bordo, em 7 de maio às 14:39 (UT), causou um incêndio no propulsor, até  ele  consumir todo o seu combustível, deixando a nave espacial girando em cerca de 80 RPM, sem controle de rotação. Isso tornou impossível a continuação prevista da missão, um sobrevôo do Asteróide Geographos Near-Earth.

A missão consumiu 80 milhões de dólares e foi financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA, em conjunto com a NASA.

Uma parte do material fotográfico, foi publicada na Internet.

 

Acima o logotipo da Missão Clementine onde se pode ver claramente a participação do Departamento de Defesa (DoD)  dos EUA em conjunto com a NASA.

Acima uma fotografia da não muito charmosa espaçonave Clementine.